32º Programa Cuide da sua saúde: Remédios e Mezinhas Caseiras (cont.)

Podcast RDP Internacional

 

Existem alguns remédios naturais que podem ajudar nalguns problemas de saúde, tais como:

 

- Levedura de Cerveja: Suplemento de elevada riqueza nutricional (vitaminas do complexo B, zinco) que pode ajudar a combater alguns estados de falta de energia psíquica e física e carências nutricionais diversas; pode adicionar-se aos flocos, às sopas, a sumos ou a batidos.

 

- Xarope de Açúcar Mascavado com Cenouras ou nabos: Muito útil para combater a tosse, este remédio caseiro é preparado com açúcar mascavado, cenouras, nabos ou rabanetes frescos, sendo misturados e tritutados até fazer uma espécie de xarope.

 

- Água Oxigenada -  10 Volumes: A utilização externa da água oxigenada (peróxido de hidrogénio) é conhecida para desinfetar feridas e para combater o mau odor dos pés; existe diversa bibliografia que recomenda o seu uso interno para combater a flatulência e o meteorismo e para melhorar a oxigenação dos tecidos. No entanto, o seu uso deve ser feito com parcimónia, devendo ser utilizada apenas a água oxigenada a 10 Volumes (e cerca de 1 gota por kilo, divididas e tomadas ao longo do dia) e sob orientação de um profissional de saúde.

 

- Malte de Cevada: O Malte é um poderoso tónico e energético, fornecendo nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, em especial quando existe défice de energia, fadiga física ou anemia.

 

- Argila Verde: Utilizada para fazer cataplasmas para a pele; pode ser útil para reduzir o inchaço e líquido das articulações, especialmente dos joelhos e tornozelos; pode ser adicionada a água mineral, a cebola cozida (e a água onde foi feita a cozedura) na preparação de uma “argamassa” e colocada localmente, envolver com película aderente e deixar atuar cerca de 40 minutos (cataplasma).

 

- Clara de Ovo e Erva de S. Roberto: A clara de ovo é um excelente cicatrizante e hemostático; pode ser utilizada para estancar pequenas hemorragias (por exemplo os cortes ao barbear); a clara de ovo misturada com Erva de S. Roberto fresca, pode ajudar a melhorar úlceras gástricas e a cicatrizar feridas internas ao nível do aparelho digestivo.

 

- Casca de Ovo: As cascas dos ovos cozidos podem ser colocadas a assar no forno e depois reduzidas a pó; pode tomar-se uma colher de café por dia para melhorar a osteoporose e as descalcificações ósseas ou dentárias, pois são muito ricas em carbonato de cálcio. Deve usar-se com parcimónia em caso de problemas de cálculos renais (ricos em oxalato de cálcio).

 

- Pau de Canela: O chá de pau de canela pode ajudar a aliviar as dores menstruais associadas às hemorragias intensas.

 

- Óleos Essenciais de Limão, Alfazema ou Eucalipto: Podem ser utilizados para inúmeros problemas de saúde (pele, aparelho respiratório, etc); ajudam a combater os piolhos, lêndeas e pulgas.

 

 

Cuide da Sua Saúde.