31º Programa Cuide da sua saúde: Remédios e Mezinhas Caseiras, 9 Janeiro 2014

Podcast RDP Internacional

Remédios e Mezinhas Caseiras

Existem alguns remédios e mezinhas caseiros de utilização tradicional e popular, que apesar de não substituirem os medicamentos, podem ser um excelente recurso para problemas e situações comuns.

Algumas das mezinhas populares que são transmitidas por via oral de geração em geração, por vezes são desprovidas de qualquer interesse ou valor terapêutico, sendo baseadas numa espécie de crendice popular. Outras, porém, são baseadas nas propriedades de certas substâncias naturais que atuam para com a fisiologia do organismo humano e que podem ser uma ajuda.

Alguns exemplos de Remédios ou Mezinhas caseiros:

- Xarope de Cenoura (rabanetes ou nabos) com açúcar mascavado: ajuda a combater a tosse.

- Bicarbonato de Sódio Inglês (Refinadíssimo): antiácido, ajuda a combater a azia (diluir uma colher de chá em água e tomar antes das refeições); ajuda a clarear os dentes; elimina os maus odores do frigorífico.

- Vinagre de Sidra: Recomendado para lavar vegetais e temperar saladas; ajuda a desinfetar as feridas; combate as micoses; poderoso antisético.

- Cloreto de Magnésio: Ajuda a fortalecer as unhas e o cabelo; combate as caibras musculares; bom relaxante neuromuscular;  ajuda a combater a prisão de ventre.

- Tintura de Alho: Colocar 500 g de alhos descascados e num litro de aguardente de medronho (ou outra), colocar num recipiente de vidro e deixar a repousar no frigorífico durante cerca de 2 meses. Após esse período, coa-se e fica pronto para ser consumido. Tomar cerca de 5 gotas por dia (diluídas em água morna) em jejum. Ajuda a combater os parasitas intestinais, desintoxica e combate as dores reumáticas.

- Pepinos de São Gregório em álcool: Colocados a macerar em álcool ou álcool canforado cerca de 5 dias, utiliza-se a solução alcoólica para aplicação em dores reumáticas, musculares e articulares.

- Limão: O limão é muito útil na limpeza doméstica - desde a eliminação de manchas, lavagem de vidros, desengordurante; ao nível alimentar: ajuda a temperar saldas, a cortar a gordura dos fritos (panados); Poderoso antibiótico; ajuda a combater a acidez (alcalinizante).

- Nozes de Saponária: Este tipo de nozes pode ser adquirido numa loja de produtos biológicos; ricas em saponinas – poderoso agente de saponificação e detergente, pode ser utilizado na lavagem da roupa, colocando-se diretamente na máquina de lavar roupa.

- Óleos Essenciais: Colocar algumas gota de óleos essenciais (rosa, pêssego ou outro a seu gosto) num saco de pano, dentro da máquina de lavar, em conjunto com as nozes de saponárias – ajudam a aromatizar a roupa.

- Sal Integral Marinho: É preferível utilizar o sal integral marinho nas confeções culinárias do que o sal corrente de cozinhas; muito útil na lavagem e desinfeção das fossas nasais e da garganta; colocado em água quente para ser utilizado em entorses; tem múltiplas utilizações domésticas: desde retirar manchas de carpetes e tapetes, etc.

- Mel: Excelente produto da colmeia, utilizado para problemas de gripes e constipações; o mel pode ser utilizado externamente para tratar furûnculos e outras feridas de difícil cicatrização; promove a supuração de quistos e pequenas afeções dermatológicas. Pode ser aplicado localmente sob a forma de cataplasmas e deixar-se atuar desde a noite até de manhã. Outros produtos que também atuam nos furûnculos, são a couve rouxa e o própolis.

- Remédios do Mar: As Conchas de bivalves colocadas a macerar em sumo de limão, ao final de 1 mês, criam uma pasta que pode ser colocada em verrugas.

Para obter mais informações sobre remédios do mar, consulte a bibiografia indicada.

 

Estes remédios caseiros, apesar de não terem elevado valor terapêutico ou substituírem os tratamentos naturais ou convencionais, podem ser uma ajuda como primeiro recurso, em situações comuns.

 

Referências Bibliográficas:

Remédios do Mar; Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento, Ministério da Saúde; Lisboa, 1998

 

Cuide da Sua Saúde.