30º Programa Cuide da sua saúde: Ano Novo vida nova, 2 Janeiro 2014

Podcast RDP Internacional

 Ano Novo, Vida Nova. Faça uma visita ao seu médico.

Saúde, Bem Estar e Qualidade de Vida em 2014

Se costuma esperar pelo início de um novo ano para concretizar objetivos, comece por elaborar um plano anual com novas ideias para viver com mais saúde e qualidade de vida.

Por vezes a falta de apoio, método ou motivação, impedem-nos de realizar os nossos planos. Muitas vezes por não definirmos objetivos ou delinearmos estratégias para os alcançar.

É habitual dizer-se que saúde é a ausência de doença ou não estar doente. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo somente na ausência de uma doença ou enfermidade”.  Leva a crer que ter saúde é muito mais do que não estar doente.

Das várias componentes da saúde, aquelas que são mais relevantes são a  física e psíquica. No entanto, é difícil dissociar os fatores físicos e mentais de uma doença. A interdependência entre corpo e mente influenciam o nosso estado de saúde.

A saúde física implica um perfeito bem-estar, capacidade de mobilidade, de agir e de tomar decisões.

A saúde que aparentemente revelamos está directamente relacionada com o nosso estilo de vida, prática de exercício, stresse, sono, repouso, dieta alimentar, ambiente social, personalidade, relacionamentos, pensamentos, onde e como vivemos e trabalhamos, o que fazemos. Ou seja, todo o meio ambiente que nos rodeia e influencia direta ou indiretamente.

Afirmar que se está de boa saúde pode ser um conceito abstrato, ainda que a meta a atingir seja o equilíbrio que, no entanto, é feito de constantes e multiplos desequilíbrios.

Algumas  pessoas desejam mudar algo nas suas vidas. Coisas simples que podem fazer toda a diferença. Podem até ser desejos de eliminar hábitos menos saudáveis, como por exemplo, fumar, beber ou até perder uns quilos.

De um modo geral, qualquer ser humano deseja plenitude – estar bem em todas as vertentes da sua vida e sentir harmonia. Mas por vezes a falta de motivação, método, estratégia ou planeamento, acabam por fazer com que a pessoa desista e não chegue a atingir as metas propostas.

 

É normalmente no início de cada ano que estabelecemos objetivos, de acordo com as nossas prioridades e valores. Se para si, a saúde é uma prioridade e um valor inestimável, neste ano 2014, comprometa-se a:

  • Planear a realização de um Check-up médico anual: realizar consultas de rotina, análises e exames complementares
  • Apostar na prevenção e diagnóstico precoces: Prevenir é o melhor remédio
  • Identificar sinais de desvitalização: cansaço, alterações do sono, da memória, concentração e atenção e recorrer a um profissional de saúde
  • Implementar um plano de saúde e bem estar: aposte no seu bem estar pessoal (relaxamento, meditação, exercício físico, repouso)
  • Desenvolver a auto-consciência para uma vida saudável e equilibrada
  • Recorrer a métodos de tratamento menos agressivos no alívio dos problemas de saúde comuns, através da homeopatia, acupuntura, fitoterapia ou osteopatia (Terapêuticas Não Convencionais)
  • Ser responsável pelo seu próprio destino: Seja mais proativo (a), tome decisões e aja!
  • Avaliar comportamentos, ações e hábitos constantes e repetidos, geradores de desequilíbrios
  • Consciencializar para a possibilidade e necessidade de mudança de hábitos prejudiciais
  • Identificar formas de pensar e agir que sejam prejudiciais para a saúde
  • Estabelecer prioridades, objetivos e necessidades (deixar e fumar ou beber, emagrecer, engordar)
  • Ser responsável pelo próprio destino: delinear Prioridades para o Novo Ano
  • Fazer coisas diferentes e reinventar-se
  • Rir
  • Ser Feliz

 

Bom Ano 2014.

 

Cuide da Sua Saúde.