29º Programa Cuide da sua saúde: Os excessos natalícios , 26 Dezembro de 2013

Podcast RDP Internacional

 

Os excessos natalícios: Suplementos alimentares e chás

Na altura das festas (natal, reveillon e reis) cometemos alguns excessos, tais como o consumo fritos (rabanadas, sonhos, doces, bolos, etc) e álcool. Depois das festas, há que fazer uma desintoxicação do organismo, especialmente do fígado e da vesícula biliar – os orgãos mais sobrecarregados e afetados – e privilegiar o consumo de alimentos mais digestivos.

Plantas Medicinais para melhorar o Fígado e a Vesícula Biliar

- Alcachofra (Cynara scolymus): O consumo de alcachofra: extrato ou infusão (chá) antes das refeições, ajuda a regular a secreção de bilis pelo fígado e a sua acumulação na vesícula biliar, o que contribui para a eliminação do colesterol e para a melhoria do conforto digestivo, diminuindo a sensação de enfartamento, azia, refluxo, pirose e amargos de boca matinais. A alcachofra também melhora as enxaquecas de origem hepática e biliar associadas às más digestões, excessos alimentares ou alcoólicos (ressacas).

- Cardo Mariano (Sylibum marianum): Planta medicinal utilizada por excelência no tratamento do fígado –protege os hepatócitos (células hepáticas) da ação de agentes tóxicos (fármacos e álcool). Aconselha-se o seu uso no tratamento dos problemas hepáticos associados ao consumo excessivo de álcool e fígado gordo. Recomenda-se a sua toma sob a forma de extrato ou comprimidos.

- Hipericão do Gerês, Boldo, Borututu e Fumária: Exemplos de outras plantas medicinais que ajudam a melhorar o funcionamento do fígado, da vesícula biliar, que facilitam a digestão e ajudam a desintoxicar o organismo.

Todas as plantas medicinais mencionadas ajudam a desintoxicar o fígado dos excessos alimentares e alcoólicos.

  

Como Melhorar a Digestão

Existem algumas substâncias, nomeadamente especiarias e ervas aromáticas, que adicionadas à alimentação ou consumidas sob a forma de infusão (chá), podem ajudar a melhorar a digestão, tais como:  Cominhos, funcho, alcavaria, cardamomo, canela, gengibre, louro, anis estrelado ou hortelã-pimenta.

Exemplos de algumas Infusões Digestivas (Chás):

  • Anis estrelado
  • Condurango
  • Alcachofra
  • Hortelã-pimenta
  • Camomila
  • hipericão do Gerês
  • Dente de Leão
  • Alecrim
  • Cidreira (Melissa)

 

 Em caso de azia ou enfartamento pode tomar-se 1 colher de café diluída em água de Bicarbonato de Sódio (alcalinizante) antes das refeições, que ajuda a diminuir a acidez e refluxo gastroesofágico.

 

Deve preferir-se o consumo de frutas digestivas tais como a papaia ou pêro Bravo de Esmolfe. 

Suplementos alimentares:

- Enzimas digestivas: melhoram a digestão

- Carvão vegetal ativado: ajuda a combater a flatulência e o meteorismo (gases)

- Papaia Fermentada: Ajuda a melhorar a digestão 

 

Cuide da Sua Saúde.