16º Programa Cuide da Sua Saúde – 19 de Setembro de 2013

Máscaras para a pele e cabelo

Podcast RDP Internacional

 

Durante o perído do verão existe uma maior agressão da pele e do cabelo, quer pela ação do sol, quer pela água do mar ou de piscinas. É por isso importante que, durante e depois do verão se regenere e revitalize a pele e o cabelo.

Existem algumas máscaras que ajudam a melhorar a tez e o cabelo, nomeadamente:

Máscaras Nutritivas e Regeneradoras de acordo com o tipo de pele

  • Peles secas: Use máscaras nutritivas e hidratantes à base de manteiga de karité, ureia, óleo vegetais (gémen de trigo) ou óleos animais (castor).
  • Peles oleosas: Para controlar a oleosidade, faça uma máscara á base de Argila branca. Podem adicionar-se outras substâncias.
  • Peles envelhecidas: Use cremes antioxidantes ricos em vitamina C e esfoliantes à base de plantas medicinais, óleos essenciais e frutos;
  • Peles sensíveis: Use máscaras de plantas medicinais calmantes: malvas, camomila, cavalinha (rica em silício); pepino, pêssego e iogurte.

 

Máscaras Tonificantes e Regeneradoras da Pele*

  • (rica em proteínas e colagénio) e iogurte natural: regenera e aumenta a firmeza da pele.
  • Máscara de Argila verde (em pó), colagénio marinho (em pó), iogurte natural e ginseng (em pó): rejuvenesce e tonifica a pele.

*Na preparação destas máscaras convém utilizar água mineral natural, de preferência de pH alcalino, bicarbonatada (bicarbonato de sódio) e silicatada (silica). No mercado, a água que reune estas caraterísticas é a Água de Monchique (“Caldas de Monchique”). Também pode utilizar a água bidestilada, mas, pela riqueza de minerais e oligolementos é preferível a utilização de água mineral natural ou de nascente.

 

  • Máscara Hidratante: Juntar um iogurte natural fresco, polpa de meio pepino e a polpa de meio pêssego e meia cenoura. Coloque tudo num liquefador e deixe no frigorífico durante cerca de meia hora. Aplique depois na pele como cataplasma para hidratar, refrescar e regenerar a pele.
  • Máscara de Colagénio Marinho – Dissolver 1 saqueta de colagénio em água mineral (preferencialmente rica em bicarbonato de sódio e silício) e aplicar o cataplasma na face. O colagénio pode ser aplicado localmente, mas tomado ao mesmo tempo por via oral, potencia o efeito na pele pela absorção orgânica.

Máscaras para o Cabelo

  • Máscara hidratante para o cabelo: shampoo ou máscara de silício orgânico; shampoo ou máscara de argila e própolis;
  • Máscara de Banana e Aveia: misture uma banana e 2 colheres de sopa de aveia, crie uma pasta e aplique no cabelo durante 25 minutos e depois enxague.

Máscaras Hidratantes da Pele

  • Máscara de Argila Branca: Adicionar o pó de argila branca a água mineral natural de pH alcalino (rica em bicarbonato de sódio e silício), mexer até fazer pasta e utilizar como cataplasma no rosto.
  • Máscara de Argila Rhassoul (montanhas de Marrocos): Rica em vitaminas e minerais, é utilizada para limpeza, purificação e desintoxicação da pele, do rosto, do corpo e dos cabelos (combate o excesso de oleosidade). Para criar a máscara, adicione o pó a água quente e aplique no rosto e no corpo (remove células mortas e deixa a pele macia, lisa e luminosa); nos cabelos – deixar atuar a máscara cerca de 10 minutos e massajar o couro cabeludo: elimina excesso de oleosidade e remove a caspa.
  • Máscara de Argila Branca e Bicarbonato de Sódio (“Inglês”): Misture argila branca e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (de preferência o refinadíssimo, conhecido como “inglês”) e adicione água mineral natural. Deixe atuar na pele durante cerca de 25 minutos. Esta máscara tem a particularidade de amaciar e de acalmar a pele. Pode ser utilizada em pessoas com problemas de descamação da pele ou com pele seca.

 

 

 

Cuide da Sua Saúde.

Manuel da Fonseca