15º Programa Cuide da Sua Saúde – 19 de Setembro de 2013

Como manter o bronzeado por mais tempo

Podcast RDP Internacional

 

Como Manter o Bronzeado por mais tempo?

A maioria das pessoas gosta de manter o efeito do bronzeado do verão. Existem algumas dicas para que o bronzeado seja mais duradouro após o período do verão, tais como:

Proteção Solar: Opte por um protetor solar natural sem parabenos e à base de extratos de plantas e óleos essenciais hidratantes e nutritivos; Previna a irritação da pele; prepare a sua pele antes, durante e depois da exposição solar. Faça uma exposição solar moderada e gradual para manter por mais tempo os seus benefícios. O efeito gradual e cumulativo do sol na pele, perpetua por mais tempo o bronzeado.

Suplementos Alimentares:  

  • Betacaroteno: A toma de um suplemento à base de Betacaroteno cerca de 2 meses antes do verão e durante a exposição solar, prepara e protege a pele e permite um bronzeado natural. O betacaroteno é também um poderoso antioxidante, que protege a pele da ação das radiações Ultra-Violeta.
  • Óleo de Cenoura: Use um óleo de cenoura para preparar e proteger a pele do sol e manter e perpetuar por mais tempo o efeito do bronzeado. O óleo de cenoura é rico em Vitaminas A, B e F. Pode aplicá-lo ou vaporizá-lo  antes, durante e depois do sol, pois potencia e mantém um bronzeado mais duradouro.
  • Coenzima Q10 – Utilizada na prevenção e tratamento das afeções da pele, constitui um fator de protecção das radiações Ultra-violeta β; usada para potenciar o efeito do bronzeado na pele.
  • Vitaminas do Complexo B – Este tipo de vitaminas participa na maioria dos processos metabólicos, incluindo a regeneração das células. As principais vitaminas: Niacina e Biotina, revelam inúmeros benefícios para a pele, constituindo um fator de proteção cutânea;  estão presentes nas carnes vermelhas, ovos, peixes, banana e na Levedura de Cerveja (muito importante para a pele, pela sua riqueza em zinco e vitaminas B).
  • – Neutralizam a ação dos radicais livres, que danificam as células e favorecen o envelhecimento celular. Alguns tipos de antioxidantes, são: Vitaminas A, B, C, E, K, os flavonóides, as isoflavonas e os polifenóis. Aconselha-se a toma de antioxidantes durante todo o ano, apesar de que nos períodos do verão e do inverno, deve ser aumentada a sua ingestão.
  • Vitamina C – Revela elevada atividade antioxidante; melhora as defesas; é coadjuvante na síntese de colagénio - a sua concentração diminui após a exposição solar. Pode ser ingerida ou usada em cremes, contribuindo para a diminuição da irritação da pele; Podemos encontrar a vitamina C nos Citrinos - Laranja, toranja, limão, lima, quivi, romã. Estes alimentos fornecem vitamina C, que é fundamental para a saúde da pele.
  • Carotenóides: cenoura, abóbora, espinafres, bróculos, manga, pêssego, beterraba, papaia, abóbora, batata doce. Podemos consumi-los durante todo o ano, mas especialmente no verão.
  • Licopeno - Poderoso antioxidante e fator de proteção da pele. O tomate é muito rico em licopeno.
  • Vitamina A – Essencial para a proteção e regeneração da pele (queratinização da pele); previne a desidratação da pele. Está presente no leite e derivados, fígado e ovos.

 

      Cuide da Sua Saúde.

          Até para a semana.

          Manuel da Fonseca