11º Programa Cuide da Sua Saúde – 22 de Agosto de 2013

Como Prevenir e Combater a Celulite

Podcast RDP Internacional

No verão dá-se particular ênfase á condição do corpo e ao aspeto da pele. A celulite e o efeito “casca de laranja” leva muitas pessoas a recorrerem a diversos tipos de tratamentos para melhorar o aspeto da pele. No entanto a celulite é muito mais do que um problema estético – é um problema de saúde.

A celulite carateriza-se por uma inflamação do tecido conjuntivo subcutâneo e uma acumulação de gordura na hipoderme (camada mais profunda da pele), aliada á retenção de água, causada por problemas de (micro)circulação sanguínea e linfática, e ao envelhecimento do tecido conjuntivo. A acumulação de gordura debaixo da pele leva á formação de fibroses, estrias e do efeito “casca de laranja” ou “ondulação” em regiões como as coxas, os glúteos e abdominais.

A celulite leva a as pessoas a recorrerem a dietas e tratamentos: massagens anti-celulíticas, massagens drenantes e drenagens linfáticas.

O Tratamento da celulite deve ser interno e externo. Mas para combater a celulite é necessário que se tomem algumas medidas a longo prazo e não apenas no verão.

 

Alguns Conselhos para Combater a Celulite

  • Mantenha a pele hidratada, recorrendo a um creme adequado à condição da sua pele; Aumente o consumo de água.
  • Recorra á Planta medicinal Centelha Asiática, conhecida por Gotu Kola, que é muito utilizada para combater a celulite. Esta planta tem ação anti-inflamatória dos tecidos, ativa a circulação sanguínea e promove a drenagem local e sistémica de líquidos. O ideal é utilizá-la sob a forma de gel, como uso externo e usá-la internamente, tomando-a em comprimidos ou em extrato.
  • Também se recomenda a utilização de outras plantas medicinais, como a Hamamélis e castanheiro da Índia, que normalmente são utilizados no tratamento dos problemas de circulação dos membros inferiores, e que melhoram a circulação local, ativando a circulação do tecido conjuntivo, combatendo a celulite – eliminam as gorduras, toxinas e líquidos acumulados responsáveis pela celulite; Aplicar localmente em gel - uso externo e tomar em ampolas ou comprimidos – uso interno.
  • A Calêndula é uma planta medicinal que favorece a regeneração da pele e facilita a cicatrização. Pode ser também usada como coadjuvante terapêutico.
  • Geles Anticelulíticos á base de Algas vermelhas, castanhas e verdes (Fucus vesiculosus), podem ser aplicados nas regiões mais afetadas; têm ação adelgaçante.
  • Faça massagens circulares ascendentes nas regiões mais afetadas pela celulite.
  • Opte pela toma de um drenador linfático, para eliminar toxinas; Recorra a sessões de drenagem linfática: massagem manual, que estimula a circulação linfática e facilita a depuração e regeneração linfática.
  • Faça exercício físico: step, marcha, bicicleta – exercícios para tonificar e redefinir os músculos das pernas, glúteos e abdominais;
  • Faça uma alimentação rica em fibras, fruta, verduras, legumes e cereais integrais: as fibras ajudam a diminuir a absorção de gordura e a regularizar o trânsito intestinal.

 

 

Como Melhorar a Celulite e o Efeito “Casca de Laranja”

  • Tome infusões de Cavalinha: Diurética, rica em silício, reforça o tecido conjuntivo, reafirma e melhora o aspeto da pele;
  • Chá de Dente de Leão: Depurativo, diurético, ajuda a eliminar toxinas e gorduras acumuladas  – combate retenção de líquidos e favorece a digestão; atua na vesicula biliar e elimina as gorduras pela ação da bilis no fígado e vesícula biliar. Pode optar por beber em chá ou tomar em ampolas ou cápsulas;
  • Chá Verde: Antioxidante; termogénico; desintoxicante.

 

  Alimentos que Beneficiam a Celulite

  • Papaia: Melhora a digestão; rica na enzima Papaína; Antioxidante; Hidratante; anti-inflamatória da pele; anti-celulítica; combate os edemas dos tecidos; melhora a digestão.
  • Papaína: Tomada em cápsulas ou comprimidos.
  • Ananás – Consumir a parte central dura, tal como a cutícula branca dos citrinos. O ananás é rico em bromelaína – enzima proteolítica – destroi as fibroses  típicas da celulite; combate a inflamação do tecido conjuntivo, melhora a circulação. Por exemplo, quando se coloca  carne de molho em sumo de ananás de um dia para o outro, verifica-se que a carne fica mais macia; esse é o efeito idêntico que provoca no tecido conjuntivo.
  • Bromelaína: Tomada em cápsulas, tem efeito idêntico, apesar de estar mais concentrada, combate a inflamação dos tecidos (como é o caso da celulite). A Bromelase é uma enzima muito utilizada em medicamentos como anti-inflamatório geral, á base de ananás.
  • Ricos em Vitamina C, ajudam a reforçar o colagénio e a combater a celulite; têm ação diurética;
  • Quivi: Rico em Vitamina C, regenerador da pele; regulariza a função intestinal.
  • Legumes: Aipo, Acelga e Salsa, pelas suas propriedades diuréticas;
  • Especiarias: Canela, Pimenta de Caiena - têm ação vasodilatadora e  termogénica, aumentando a temperatura corporal e o metabolismo. Podem ser consumidas ou aplicadas localmente em tratamentos externos e em envolvimentos.

 

 

Outros Conselhos para Prevenir a Celulite:

- Reduza o consumo de sal;

-  Dê preferência aos alimentos integrais;

- Evite os doces, e alimentos processados, industrializados e de pastelaria;

- Beba muita água ao longo do dia (cerca de 1,5 a 2 litros), de preferência  água de nascente, leve e diurética;

- Evite o café, álcool e refrigerantes;

- Substitua as carnes gordas pelas carnes brancas e peixes;

- Evite usar roupa apertada.

 

 

Cuide da Sua Saúde.

Até para a Semana.

Manuel da Fonseca