8º Programa "Cuide da Sua Saúde"  Cuidados a ter com o Corpo. Queimaduras Solares.

Podcast RDP Internacional



No verão, existem alguns cuidados a ter para prevenir as queimaduras solares, nomeadamente:

- Fazer uma exposição ao sol moderada, evitando os períodos do dia em que as radiações ultravioletas atingem as sua intensidade máxima e são nocivas para a saúde – entre as 11 horas e as 17 horas;

- Ainda que o uso de filtros solares seja importante, diversos artigos referem que o uso de protetores solares de elevado índice de FPS (Fator de Proteção Solar) podem bloquear a adequada síntese de Vitamina D, porque os raios ultravioleta Beta são importantes para a síntese de vitamina D – tão imprescindível para a condição osteoarticular. Recomenda-se a exposição ao sol, cerca de 15-20 minutos antes de se colocar o protetor solar – filtro que parece inibir a absorção dos raios e a síntese de vitamina D.

- É importante começar por fazer-se curtos períodos de exposição solar, aumentando gradual e progressivamente. O ideal é fazer-se uma sensibilização ao sol ao longo do ano (bastam cerca de 30 minutos por dia). Apesar do efeito cumulativo do sol sobre a pele, uma exposição adequada pode ter inúmeros benefícios para a saúde em geral.

- Deve ter-se especial cuidado com as crianças, idosos, indivíduos com patologias que obriguem a especial cuidado (doenças autoimunes, imunodeprimidos, doenças de pele, doenças infeciosas e inflamatórias, doenças cardiovasculares) e pessoas cujo fotótipo seja de risco: pele branca, olhos claros, louros e sardentos.

- As medidas de proteção devem incluir: proteção (chapéus, t-shirts, óculos de sol) das zonas do corpo mais sensíveis (nariz, lábios, olhos, costas das mãos e peito dos pés); Evitar o contato solar nas horas de maior calor (cuja radiação solar é mais intensa), mesmo estando à sombra (a areia reflete os raios solares e atinge a pele); prevenir insolações e queimaduras.

- Mantenha-se hidratado: A hidratação é fundamental para prevenir as queimaduras e desidratação da pele e do corpo em geral;Beba água e sumos naturais de frutos.

- Para tratar as queimaduras solares, aplique água fria nas zonas mais irritadas; use um gel de Aloe Vera para acalmar a pele e favorecer a regeneração da pele; use pachos frios de Camomila para aliviar as dores das queimaduras solares; Recorra a um creme de calêndula para regenerar as zonas mais afetadas da pele.

A Importância da alimentação

• Carotenóides – cenoura, beterraba, papaia, abóbora, manga, batata doce – fornecem Betacaroteno – essencial para a proteção da pele.
• Tomate - Rico em Licopeno, poderoso antioxidante para a pele. Pode ser consumido em extrato ou pasta concentrada, de preferência ao longo do ano (fator de proteção da pele).
• Citrinos – Laranja; toranja, limão, lima, quivi, romã – fornecem vitamina C – fundamental para a saúde da pele.
• Frutos Vermelhos e silvestres – Poderosos antioxidantes, previnem o envelhecimento da pele.
• Pescado – Salmão, atum, sardinhas, arenque, cavala – ricos em ácidos gordos Ómega 3 – revelam acção anti-inflamatória da pele.
• Produtos Hortícolas – Brócolos, espinafres – ricos em Vitamina A – fundamental para a regeneração, crescimento e regeneração da pele.
• Suplementos alimentares para proteger a Pele
• Betacaroteno - Quando transformado em Vitamina A no organismo, auxilia na formação de melanina (pigmento da pele que ajuda à proteção das radiações UV), essencial para a proteção da pele e que contribui para a obtenção de bronzeado. Deve preferir-se a sua toma alguns meses antes do verão. 
• Licopeno - Poderoso antioxidante e fator de proteção da pele. O tomate é muito rico em licopeno.
• Vitamina A – Essencial para a proteção e regeneração da pele (queratinização da pele); previne a desidratação da pele. Está presente no leite e derivados, fígado e ovos.
• Ácidos Gordos Ómega 3, 6 e 9 – Ácidos gordos essenciais para o organismo; Revelam ação anti-inflamatória da pele; previnem e melhoram os problemas de pele. 
• Coenzima Q10 – Utilizada na prevenção e tratamento das afeções da pele - fator de proteção das radiações UV.
• Vitaminas do Complexo B – Participam em todos os processos metabólicos; Niacina e Biotina – revelam inúmeros benefícios para a pele (fator de proteção cutânea) e estão presentes nas carnes vermelhas, ovos, peixes, banana e na Levedura de Cerveja.
• Vitamina C – Antioxidante; melhora as defesas; coadjuvante na síntese de colagénio - a sua concentração diminui após a exposição solar. Usada em cremes, reduz a irritação da pele; favorece o desaparecimento de manchas de pigmentação – reduz a síntese de melanina; Citrinos – Laranja, toranja, limão, lima, quivi, romã – fornecem vitamina C – fundamental para a saúde da pele.
• Vitamina E – Hidratante; poderoso antioxidante; alivia e acalma a irritação e a inflamação da pele após a exposição solar; aumenta a eficácia dos protetores solares.
• Levedura de Cerveja – Muito rica em minerais e vitaminas (complexo B); proteje a pele. 
• Aloe Vera e Calêndula – Utilizadas em gel ou creme, são emolientes e cicatrizantes da pele, beneficiando as queimaduras, inflamações e irritações da pele - utilizadas após a exposição solar.
• Camomila – Em infusão ou extrato, melhora as irritações da pele, é calmante, cicatrizante e hidratante.
• Alfazema e Hipericão – Utilizadas em óleos ou infusões, acalmam as irritações da pele.

Cuide da Sua Saúde.

Até para a Semana.

Manuel da Fonseca