5º Programa "Cuide da Sua Saúde" - Protetores Solares

Podcast RDP Internacional


Apesar do sol ter inúmeros benefícios para a saúde, a exposição solar excessiva ou inadequada, a longo prazo, contribui para o envelhecimento precoce da pele (perda de elasticidade, rugas, manchas, despigmentação) e pode levar ao aparecimento de cancro da pele.

Doenças que o sol pode revelar

O sol pode também ativar ou espoletar alguns problemas de saúde: alergias da pele ao sol, acne, herpes labial; ou agravar outros pré-existentes: lúpus eritematoso, psoríase, vitiligo, rosácea, porfirias ou eczema. 
As reações da pele, apenas revelam a condição imunológica e nutricional do organismo. A melhor forma de evitar estas reações, é preparar a pele ao longo do ano e fazer uma exposição solar moderada e adequada à condição de saúde.
No Verão, deve haver também especial cuidado com o uso de certos medicamentos, que podem aumentar a fotossensibilidade – anti-alérgicos, anti-histamínicos, antidepressivos e certas plantas medicinais como o hipericão.

Medidas de Proteção do Sol 

- Fazer uma exposição ao sol moderada, evitando os períodos do dia em que as radiações Ultravioletas atingem as sua intensidade máxima e são nocivas para a saúde – entre as 11 horas e as 17 horas.

- Uso de protetor solar é inevitável, depois de uma exposição de cerca de 15 minutos antes, para haver aborção pela pele e beneficiarmos da síntese de Vitamina D.

- Evitar colocar o protetor solar sem uma exposição prévia ao sol.

- É importante começar por fazer curtos períodos de exposição solar, aumentando gradual e progressivamente. O ideal é fazer-se uma sensibilização ao sol ao longo do ano (bastam cerca de 30 minutos por dia). Apesar do efeito cumulativo do sol sobre a pele, uma exposição adequada pode ter inúmeros benefícios para a saúde em geral.

- Deve ter-se especial cuidado com as crianças, idosos, indivíduos com patologias que obriguem a especial cuidado (doenças autoimunes, imunodeprimidos, doenças de pele, doenças infeciosas e inflamatórias, doenças cardiovasculares) e pessoas cujo fotótipo seja de risco – pele branca, olhos claros, louros e sardentos.

- As medidas de proteção devem incluir: proteção (chapéus, t-shirts, óculos de sol) das zonas do corpo mais sensíveis (nariz, lábios, olhos, costas das mãos e peito dos pés); Evitar o contacto solar nas horas de maior calor (cuja radiação solar é mais intensa) – entre as 11 horas e as 17 horas, mesmo estando à sombra (a areia reflete os raios solares e atinge a pele); prevenir insolações e queimaduras.

No entanto, o sol pode trazer inúmeras vantagens para a saúde, desde que haja uma exposição adequada. 

Ainda que o uso de filtros solares seja importante, diversos artigos referem que o uso de protetores solares de elevado índice de FPS (Fator de Proteção Solar), podem bloquear a adequada síntese de Vitamina D, porque os raios ultravioleta Beta são importantes para a síntese de vitamina D – tão imprescindível para a condição osteoarticular. Recomenda-se a exposição ao sol, cerca de 15-20 minutos antes de se colocar o protetor solar – filtro que parece inibir a absorção dos raios e a síntese de vitamina D.

O uso de protetores solares é recomendável, mas não parece proteger totalmente contra a forma de cancro de pele mais mortal – o melanoma; as substâncias que compõem certos filtros de proteção ultravioleta, e que são usadas na formulação (metilparabenos e metilbenzenos), revelam ação tóxica celular, principalmente quando expostos às radiações solares; o uso de bronzeadores solares pode até contribuir para o aparecimento de problemas de pele.

Recomenda-se o uso de protetores solares naturais, isentos de substâncias tóxicas e compostos potencialmente cancerígenos (parabenos, ácido aminobenzóico, oxibenzona, retinil palmitato, entre outros), prefira os que contêm zinco ou dióxido de titânio. 
Se a sua pele é seca, opte por protetores solares com calêndula (regenera a pele), Aloe Vera (emoliente e protetor da pele), sementes de grainha de uva (antioxidantes e protetores da pele). Caso tenha uma pele oleosa, utilize protetores solares com compostos minerais.

Cuide da Sua Saúde!

Até para a semana.

Consulte os artigos de saúde dedicados à pele, em:

www.manueldafonseca.com