1

1º Programa de Saúde: Gerir o Stresse das Férias

Podcast RDP Internacional


Apesar das férias serem o período do ano por que todos aguardamos com entusiasmo e expetativa, pode também ser potencial gerador de stresse. Tudo depende da forma como o gerimos.
É normalmente nas férias que aproveitamos para descontrair e “descomprimir” do dia a dia e do stresse do quotidiano, mas é importante aprendermos a gerir o stresse que é inerente e assim aproveitarmos ao máximo esse período.
O stresse pode ser positivo, quando nos impulsiona à realização de atividades, e que é importante, ou negativo, quando envolve situações de stresse permanente ou continuado (em termos de intensidade, duração e frequência), que pode afetar a saúde e bem estar e eventualmente gerar algum tipo de perturbações psicossomáticas.
Aprender a gerir o stresse nas férias é a melhor forma de usufruir das mesmas, por isso, mantenha algumas rotinas nas férias e evite “desligar” completamente - a descompressão total também pode ser geradora de alguns problemas.

Alguns conselhos para as férias:
- Mantenha algum tipo de rotinas;
- Opte por refeições leves e saudáveis;
- Faça várias refeições ao longo do dia, de preferência com alguma regularidade; 
- Opte pela ingestão de sumos naturais de frutas e legumes;
- Beba infusões frias de plantas medicinais, tais como a camomila, a cidreira, lúcia lima, hortelã - pimenta ou chá branco;
- Faça uma exposição solar moderada, especialmente de manhã e ao fim da tarde;
- Usufrua dos benefícios do sol, como a síntese de vitamina D, que ajuda a pele, o sistema imunológico e a fixação de cálcio nos ossos;
- Regularize o seu sono, mas mantenha alguma rotina na hora de dormir;
- Repouse o corpo e a mente.

Até para a Semana!

Manuel da Fonseca