47º Programa Cuide da sua saúde: O que é Dieta Detox, 8 Maio 2014

Podcast RDP Internacional

 

Dietas Detox

Dietas de Verão

Com a chegada do verão são muitas as pessoas que optam por fazer dietas. No entanto, este tipo de dietas podem ser perigosas para a saúde, porque não é num período tão curto que se conseguem obter resultados rápidos e duradouros. A melhor opção é começar-se por este tipo de dietas, alguns meses antes do verão, para se obterem resultados mais eficazes e menos efeitos negativos para o corpo. O ideal é haver a implementação de um plano nutricional gradual, com a utilização de plantas medicinais e suplementos alimentares coadjuvantes.

 

Dietas Detox

As chamadas dietas detox são muito populares entre as celebridades, especialmente entre modelos e atrizes e aparecem como forma rápida de perder peso indesejado e de limpar o organismo de substâncias nocivas. Este tipo de dietas podem resultar temporariamente, mas também podem produzir efeitos nefastos, por obrigarem o corpo a desintoxicar drasticamente o que tem acumulado. Estes planos podem durar entre sete dias a três semana e, baseiam-se numa dieta de frutas e legumes, eliminando a carne e os laticínios. Normalmente o que acontece neste tipo de dietas é a eliminação de líquidos, que reduzem o  volume e a perda de massa magra, em vez de massa gorda. Isto pode trazer consequências para a manutenção do peso a longo prazo. Outra questão tem a ver com a perda de nutrientes essenciais, nomedamente de sais minerais que, caso não sejam repostos através da água mineral, frutas e legumes, podem causar enfraquecimento orgânico. Aquilo que se recomenda é a adição aos sumos e aos batidos dos chamados “superalimentos”, tais como: as algas Kelp, Spirulina ou Clorella, e a Maca, levedura de cerveja ou até mesmo as bagas de Goji, sementes de Chia ou de Linhaça.

 

Drenantes

As dietas drenantes, por serem diuréticas, levam a que se percam alguns minerais, como o potássio e sódio. Se optar pela utilização de Plantas drenantes e diuréticas tais como a Cavalinha, convém utilizá-las por um período máximo de 20 dias e parar cerca de 15 dias. Na reposição de sais minerais, aumente o consumo de líquidos: água mineral natural de caraterísticas leves e com um pH o mais próximo do alcalino; beba sumos de frutas e adicione legumes (por exemplo: cenoura e maçã ou beterraba e maçã); beba infusões (chás) de cavalinha, dente de leão; opte pelo consumo de águas isotónicas ou hipotónicas, caso pratique exercício físico.

 

Dieta dos Emunctórios

A Dieta Detox dos Emunctórios, tais como o fígado, rins, intestinos e linfa consiste na desintoxicação dos principais orgãos de drenagem; pois, caso estes não estejam a funcionar convenientemente, de nada vale consumir produtos ou suplementos para emagrecer. Consiste essencialmente na toma de infusões ou de extratos de plantas que desintoxiquem (ou destoxiquem) os emuctórios – orgãos de excreção: o fígado (dente de leão, cardo mariano, boldo, alcachofra, Borututu), os rins (cavalinha, dente de leão), os intestinos (psylium, aloe) e os Emuctórios de drenagem linfática (Bétula).

 

Dieta da Seiva

As Dietas de desintoxição através da Seiva permitem a restrição alimentar, funcionado como substitutos de refeição: Seivas Naturais de Ácer e Palma – Desintoxicam e depuram o organismo de forma equilibrada. Adicione às Seivas de Ácer e Palma o Sumo de limão e pimenta de caiena; o limão desintoxica e as seivas aliadas da nutrição, impedem que o organismo entre em carência ou falência (que é o que normalmente acontece com a maioria das dietas) e a pimenta de caiena funciona com termogénico (pela sua ação vasodilatadora), melhorando a circulação e funcionado como “queima gorduras”.

Sumos Detox

  • Sumos Desintoxicantes: Noni, Mangostão, Açaí, Uvas pretas
  • Sumo de Desintoxicação: Colocar numa liquefadora – Gengibre, sumo de limão, sumo de laranja, Stévia e pimenta de caiena e beber frio.
  • Sumo Detox: Alface, espinafres, maçã, sumo de limão, banana – sumo com poucas calorias, desintoxicante, refrescante e revitalizante (colocar numa liquefadora e guardar no frigorífico).
    • Sumo Desintoxicante: 2 Folhas de couve (portuguesa, galega) ou espinafres, ½ curgete, ½ pepino, 1 talo de aipo, 2 cenouras, 2 maçãs, lascas de gengibre, sumo de 1 limão ou lima, casca de 1 limão ou lima, 1 ramo de hortelã - colocar na liquefadora e consumir de imediato para beneficiar de todas as propriedades.
    • Sumo Detox: 2 maçãs de bravo de esmolfe, 2 cenouras, sumo de 1 limão, 1 ramo de hortelã-pimenta e 2 colheres de sobremesa de Algas Kelp ou Espirulina ou Clorella em pó.
    • Exemplos de Outros Sumos Detox:
    • Espinafres, ananás, água de coco, hortelã, sementes de chia; Maçã Bravo de Esmolfe, abacate, acelga, cenoura, sementes de abóbora;
    • Frutos vermelhos, gengibre, sementes de chia, Alga Kelp (pó); Frutos do bosque, couve roxa, beterraba, sementes de linhaça (trituradas), melancia; beterraba, cenoura, pevides de abóbora, tangerina; água de coco, hortelã e bagas de goji.

Cuide da Sua Saúde.