45º Programa Cuide da sua saúde: O que são hemorróidas?, 17 Abril 2014

Podcast RDP Internacional

 Hemorroidas

 

As hemorroidas são veias dilatadas no tecido mucos que recobre a parte interna da região do reto ou ânus e que podem ser internas (interior do reto) ou externas (em redor do ânus, saem fora do reto). Podem estar associadas a problemas de cancro do reto, ânus ou cólon.

 

Principais Causas:

 

As principais causas estão relacionadas com o sedentarismo, estar muito tempo sentado, os hábitos de higiene intestinal, obstipação, obesidade e esforços intensos ao defecar, problemas de circulação do sistema porta-hepático e problemas de circulação venosa (varizes) e o tipo de alimentação (alimentos picantes). O stresse, certas carências nutricionais e o uso de certos medicamentos (antidepressivos) também poderão estar na sua origem.

 

Existem alguns fatores de risco relacionados com o hemorroidal, tais como a hereditariedade e predisposição familiar, o tipo de profissão e os hábitos de vida, que desempenham um papel fundamental no aparecimento do mesmo.

 

Na gravidez e especialmente no parto, pode surgir o hemorroidal, que pode ser temporário ou provocar a dilatação de veias que perduram de forma permanente ao longo da vida.

 

Complicações:

 

As principais complicações poderão ser o aparecimento de fissura anal, hemorroidal trombosado e o cancro colorretal.

 

Prevenir o Hemorroidal

 

Existem alguns cuidados a ter na prevenção do hemorroidal, tais como a alteração de alguns fatores desencadeantes: eliminação de certos alimentos, como os picantes refinados (pimenta), as azeitonas, o chocolate, o álcool, o marisco e todas as substancias demasiadamente ácidas.

 

A melhor forma de prevenir o aparecimento das hemorroidas é combater a obstipação. O esforço excessivo realizado na eliminação de fezes duras acumuladas no intestino pode provocar a dilatação das veias hemorroidárias e provocar irritação e ferimento ao nível do reto e do ânus.

 

O uso abusivo de laxantes e purgantes também pode contribuir para o aparecimento e/ou agravamento das hemorroidas. Certas plantas laxativas (Ex. sene) ferem a mucosa intestinal, podendo causar fissuras e ferir o trato intestinal superior e inferior, contribuindo para a lesão dos tecidos e veias locais e provocar o aparecimento ou o agravamento das hemorroidas.

 

A toma de glicerina líquida pode ser uma boa opção para permitir o amolecimento das fezes e evitar o agravamento hemorroidario.

 

As fezes diarreicas pela sua natureza ácida também ser irritantes e  contribuirem para o aparecimento ou agravamento das hemorroidas.

 

O sedentarismo também contribui para o aparecimento e/ou agravamento das hemorroidas. Certas profissões como os motoristas e pessoas que passam muito tempo sentadas ou de pé são mais afetadas pelo hemorroidal. Fazer pausas na rotina laboral e aumentar a prática de exercício físico pode ajudar a prevenir o aparecimento de hemorroidas.

 

Em caso de hemorroidal é importante tomarem-se algumas medidas de higiene da região anorretal, nomeadamente, optar-se pelo uso papel higiénico humedecido ou lavagem local com pano humedecido depois da defecação. Existem algumas pomadas naturais à base de plantas medicinais calmantes e outras que melhoram a circulação venosa e que podem ser aplicadas antes e depois de evacuar.

 

Alimentos a Evitar:

 

* Sementes (preferir as trituradas), picantes e especiarias (pimenta, caril, piri-piri), enchidos, azeitonas, queijos curados/ picantes, alimentos ácidos, carnes vermelhas, carne de porco, marisco, álcool, tabaco, alimentos processados, refinados e industrializados.

 

Remédios Caseiros:

 

*Aplicação local de meio tomate maduro e fresco, diretamente no ânus

 

*Aplicação local no ânus de saqueta de tisana de Camomila humedecida

 

* Utilizar papel higiénico macio e humedecido

 

* Lavagem local com plantas medicinais após cada dejeção

 

* Banhos de Assento de Malvas, Alfazema, água de rosas e Camomila

 

* Jatos de água Fria ou aplicação local de água gelada

 

 

 

Alimentação:

 

* Frutos Vermelhos, Frutos silvestres, Arando vermelho, Mirtilo, Mirtilo Americano, Groselha, Acerola, Tomate,  Toranja, Tangerina, Bróculos, Uvas, Alho e Milho.

 

Plantas Medicinais que Ajudam em caso de Hemorroidas

 

* Cápsico, Castanheiro da Índia, Cavalinha, Cipreste, Hamamélis, Hidraste, Viburno,  Milefólio, Gilbardeira

 

 

 

*Pomadas de Aplicação local: Hamamélis, Castanheiro da Índia,  Arnica, Paeonia, Calênda, Hipericão, Unha de gato, Cipreste, Videira, Alho, Malvas, Camomila, Gilbardeira, entre outras.

 

 

 

Suplementos alimentares

 

- Lactobacilos e Bifidobactérias: melhoram a condição da flora intestinal, evitam a putrefação de bactérias e melhoram o funcionamento intestinal

 

-  Rutina (ajuda a fortalecer o vasos sanguíneos),

 

- Flavonóides das grainhas de uva – ajudam a fortalecer os vasos e a tonificar as veias.

 

- Psílio: Fibra que ajuda a combater a obstipação, sem os efeitos agressivos dos laxantes

 

- Resveratrol

 

- Alho Envelhecido

 

- Ómegas 3-6-9

 

- Óleo Gérmen Trigo

 

-  Vitamina E (melhora a circulação)

 

- Vitamina C (Fortalece vasos sanguíneos; reforço do colagénio)

 

-  Lecitina de Soja

 

- Silício orgânico/ inorgânico

 

 - Extrato de sementes de Uva

 

 

 

 

 

 

 

Cuide da Sua Saúde.