Coaching de Saúde e Bem Estar

Se costuma esperar pelo início de um novo ano para concretizar objectivos, como emagrecer ou deixar de fumar, saiba como o Coaching o pode ajudar. Descubra como a falta de apoio, método ou motivação o impedem de realizar os seus planos. Procure a ajuda de um Coach e comece a implementar o seu plano de saúde e bem-estar.

É habitual dizer-se que saúde é a ausência de doença ou não estar doente. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, é "o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo somente na ausência de uma doença ou enfermidade". Leva a crer que ter saúde é muito mais do que não estar doente.
Das várias componentes da saúde, aquelas que são mais relevantes são a física e psíquica. No entanto, é difícil dissociar os factores físicos e mentais de uma doença. A interdependência entre corpo e mente influenciam o nosso estado de saúde.
A saúde física implica um perfeito bem-estar, capacidade de mobilidade, de agir e de tomar decisões.
A saúde que aparentemente revelamos está directamente relacionada com o nosso estilo de vida prática de exercício, stresse, sono, repouso, dieta alimentar, ambiente social, personalidade, relacionamentos, pensamentos, onde e como vivemos e trabalhamos, o que fazemos. Ou seja, todo o meio ambiente que nos rodeia influencia directa ou indirectamente.
Afirmar que se está de boa saúde pode ser um conceito abstracto, ainda que a meta a atingir seja o equilíbrio que, no entanto, é feito de constantes e multiplos desequilíbrios.
Algumas pessoas desejam mudar algo nas suas vidas. Coisas simples que podem fazer toda a diferença. Podem até ser desejos de eliminar hábitos menos saudáveis, como por exemplo, fumar, beber ou até perder uns quilos.
De um modo geral, qualquer ser humano deseja plenitude – estar bem em todas as vertentes da sua vida e sentir harmonia. Mas por vezes a falta de motivação, método, estratégia ou planeamento, acabam por fazer com que a pessoa desista e não chegue a atingir as metas propostas.
Existe uma nova forma de atingir esses resultados – o Coaching.

O que é o Coaching?

O coaching é um processo que promove a mudança, através de pensamentos estimulantes e criativos, conduzindo à inspiração e à maximização do potencial pessoal e profissional.
O papel do Coach consiste em auxiliar as pessoas a delinearem e a estabelecerem objectivos e metas. É uma função de suporte, para desenvolver e/ou aperfeiçoar competências, capacidades e talentos intrínsecos a cada indivíduo. A ajuda do Coach é assim, fundamental, para o planeamento dos passos necessários e para o desenvolvimento de estratégias que permitam alcançar um determinado fim. Esta relação de cooperação conduz a um melhor desempenho e aumento da qualidade de vida.
Os Coaches são formados para ouvir, observar, perspectivar e assistir, acreditando nas potencialidades, criatividade e riqueza próprias de cada indivíduo.

O Coaching - uma profissão nova – resulta da síntese dos melhores conceitos de gestão, consultoria, psicologia, filosofia, desporto e desenvolvimento pessoal. Apesar do Coaching combinar conhecimentos de outras disciplinas, é um processo distinto e único de suporte, com o objectivo de criar uma vida ideal, numa perspectiva, também ela individual.
Os Coaches trabalham com executivos, gestores, empresários, empreendedores, artistas, pais, estudantes e famílias, entre outros, com o objectivo de satisfazer uma variedade de propósitos e objectivos.
O Coaching não é uma forma de terapia, aconselhamento ou psicologia. Mesmo que recorra aos mesmos modelos, não pode ser considerado uma intervenção terapêutica. Por exemplo, a psicoterapia foca-se em sentimentos e experiências, enquanto que o Coaching é orientado para estabelecer objectivos e encorajar, partindo do presente em direcção ao futuro, não se centrando em assuntos do passado. O regresso sistemático ao passado por parte de um paciente funciona como um alerta para o Coach que deve encaminhá-lo para um psicoterapeuta.
Estamos na presença de uma abordagem holística, uma análise global, um entendimento pelo todo!

O Coaching de Saúde e Bem-Estar

A ideia de uma vida equilibrada está em crescimento desde há alguns anos. Muito se fala agora de hábitos de vida saudáveis, exercício físico, alimentação biológica, ecologia e de tudo o que possa trazer saúde e qualidade de vida. De acordo com os princípios de equilíbrio entre corpo e natureza. Mudar comportamentos é um desafio mundial.
Muitos dos profissionais que trabalham na área do bem-estar estão embebidos na tradição médica, cuja forma de actuação mais visível, passa por diagnosticar, prescrever e tratar. Poucas são as situações em que existe uma responsabilização do paciente no sentido de mudar comportamentos.
Porém, existem profissionais que nem sempre abordam os pacientes na óptica médica. Estes gostam de educar. Acreditam que fornecer às pessoas a melhor informação acerca da sua saúde, fará a diferença. Sem dúvida que faz.
No entanto, não basta falar de mudanças de hábitos e de estilo de vida. Há que fazer algo mais. Que tal se aliarmos aos profissionais de saúde um Coach, que suporte o paciente na sua saúde e bem-estar total, inspirando-o e invocando o seu crescimento e desenvolvimento pessoal?
É aqui que entra o Coaching de saúde e bem-estar. Uma área emergente, nova para muitos, que continua a redefinir-se a si própria.
O Coach de saúde ajuda os pacientes a entender e a melhorar a sua saúde estimulando-os e motivando-os para a descoberta de soluções que melhorem a sua condição.
Nos EUA muitas seguradoras estão a contratar profissionais com formação em Coaching de Saúde para a promoção da saúde nos seus segurados, através da gestão de mudanças de hábitos, comportamentos e estilos de vida. E esta é uma tendência mundial, pois os gastos com a saúde são cada vez mais elevados.

O coaching de bem-estar é a aplicação dos princípios e processos do coaching com o objectivo de beneficiar o estilo de vida que conduzirá a um melhor e mais elevado nível de bem estar. Isto leva ao bem estar colectivo.

Uma das vantagens dos especialistas das terapêuticas não convencionais é o facto de apostarem na prevenção da doença e na promoção da saúde, através da implementação de medidas que contemplam hábitos de vida saudáveis. Mas, acima de tudo, dispendem mais tempo a ouvir os pacientes. A escuta activa é muito importante e os pormenores que o paciente verbaliza podem ser a chave para a compreensão e para o diagnóstico.

Princípios do Coaching de Saúde e Bem-Estar

Os princípios basilares do coaching são transversais a qualquer tipo de coaching, seja ele de saúde, de executivos ou de negócio. A aplicação dos mesmos na perspectiva do coaching de saúde e bem estar, tem este formato:
• o paciente é parte integrante do processo de cura - o indivíduo é visto e aceite como ele é. O Coach apenas acciona o processo de auto-motivação, numa base de confiança e proximidade.
• requer-se um envolvimento total do paciente, abrangendo todos os aspectos da sua vida: abordagem holística do indivíduo
• acompanha-se o paciente na concretização dos seus objectivos - deixar de fumar, emagrecer, gerir melhor o stress, alterar hábitos - definindo uma estratégia e plano de acção conjuntos, que não passa por dar "soluções" ou "receitas". Isto requer um grande envolvimento e determinação, estando sempre de acordo com os objectivos e a agenda do paciente.
• A relação de coaching é desejada o que naturalmente promove também a possibilidade de um desenvolvimento pessoal, de crescimento e descoberta, onde se reforça a auto-reflexão, a auto-consciência, a auto-estima e a auto-cura.

Como Funciona o Coaching de Saúde?

Como qualquer processo de coaching exige uma consciencialização profunda de onde se está e para onde se quer ir. É determinante a autoavaliação por parte do paciente e a sua compreensão profunda dos mecanismos que originam factores geradores de desequilíbrios. O Coach promove a reflexão interior do paciente nestes assuntos. Depois de analisados conjuntamente esses factores definem-se os objectivos e focos. Delineiam-se estratégias, fornecem-se ferramentas, métodos para auxiliar a pessoa a atingir as metas desejadas. O Coach proporciona técnicas para uma melhor gestão do stresse, alerta para a importância dos pensamentos e emoções e consciencializa o paciente para a importância que advém da manutenção de um estado de equilíbrio e vitalidade. Responsabiliza o indivíduo pelas suas decisões e orienta-o nas possíveis escolhas em relação a hábitos de vida saudáveis. Quando o cliente começa a experimentar e a disfrutar de uma boa saúde, celebra-se esse feito com muita alegria.

Benefícios do Coaching de Saúde

- Desenvolver a auto-consciência para uma vida saudável e equilibrada
- Avaliar comportamentos, acções e hábitos constantes e repetidos, que são geradores de doença
- Consciencializar para a possibilidade e necessidade de mudança de hábitos prejudiciais
- Identificar formas de pensar e agir que são prejudiciais para a saúde
- Colocar questões fundamentais que conduzam à reflexão acerca das várias componentes que afectam a vida e a saúde
- Desenvolver estratégias para melhorar a influência do ambiente familiar e social
- Desenvolver a auto-confiança, auto-responsabilidade, auto-disciplina e auto-eficácia
- Desenvolver competências
- Estimular a criatividade - Criar e fazer
- Concentrar e focalizar no que é verdadeiramente importante na vida
- Estabelecer objectivos e necessidades (deixar e fumar ou beber, emagrecer, engordar)
- Tomar decisões e agir
- Estimular o envolvimento do indivíduo em todo o processo terapêutico
- Dedicar ao compromisso de atingir objectivos e metas
- Acompanhar e dar assistência na escolha de soluções (alimentos, locais para compra de alimentos, ginásios, clínicas, hospitais e espaços de saúde e bem-estar)
- Motivar e incutir a ideia de que o esforço compensa
- Ajudar a superar obstáculos ao longo da implementação do plano de saúde
- Clarificar – diferenciar o presente, das direcções a tomar em relação ao futuro (a possibilidade de mudança)
- Direccionar – Ver as possibilidades, encontrar o melhor caminho e buscar alternativas
- Identificar determinadas crenças e valores que podem influenciar o resultado final
- Ser responsável pelo próprio destino e assumir o controlo da vida e da saúde

Vantagens do Coaching de Saúde Natural

Um dos obstáculos ao desenvolvimento de um plano de saúde natural, são os custos inerentes aos tratamentos. No entanto, se analisarmos a relação custo-benefício (qualidade, benefício das terapêuticas e a não existência de efeitos iatrogénicos), verificamos que se revela muito superior relativamente ao uso de terapêuticas farmacológicas.
O Coach pode ajudar o paciente a verificar este facto e contribuir para uma maior consciencialização das vantagens inerentes às terapêuticas não convencionais. Pode também contribuir para que o paciente ponha em prática o seu plano terapêutico, através do recurso a técnicas variadas, com o objectivo de atingir o estado de saúde adequado à sua condição.
A cooperação do Coaching, como complemento às consultas de Naturopatia, Homeopatia e Osteopatia, no sentido de promover o envolvimento do paciente (e por vezes da família) pode contribuir para atingir os objectivos nas áreas da saúde que pretende melhorar.
Todos os profissionais de saúde deveriam ter o papel de Coaches, sendo verdadeiros agentes para a promoção da saúde, não se centrando apenas na doença e no tratamento dos sintomas, mas no objectivo da manutenção de um nível elevado de qualidade de vida e bem-estar do paciente, através de medidas preventivas.
Educar para a saúde deve ser por isso, o propósito de qualquer agente de saúde. E essa educação deve começar pelas crianças, nas escolas, para que se comece desde muito cedo a incutir valores e hábitos de vida para a saúde e bem-estar, no sentido de atingirmos nas gerações vindouras, níveis aceitáveis de saúde e qualidade de vida.

 

 

O conteúdo deste site encontra-se protegido por Direitos de Autor.

Todos os trabalhos estão registados no IGAC

- Direcção Geral das Actividades Culturais -

É proibida a reprodução, parcial ou total, sem menção da autoria ou proveniência. 

Alternative flash content

Requirements

Get Adobe Flash player