Benefícios da Cartilagem de Tubarão

Livro "Remédios do Mar" - INFARMED e Ministério da Saúde

Trabalho Apresentado a Concurso e incluído no livro:

Coautor do Artigo: Manuel da Fonseca

Cartilagem de Tubarão: Vantagens Fisiológicas e Terapêuticas no Uso de Substâncias Biológicas Complexas

Objetivos do Trabalho


O objetivo deste trabalho, é demonstrar que a cartilagem de tubarão pode ser usada como regenerador orgânico, devido ás suas propriedades terapêuticas.

 

Descrição das Caraterísticas - Totum Organicum
A cartilagem de tubarão é formada principalmente por péptidos / polipéptidos de baixo peso molecular, cálcio, fósforo, colagéneo e por uma "família" de carbohidratos complexos, denominados glicoaminoglicanos (mucopolissacáridos, glicoproteínas, e sulfatos de condroitina).

Estas substâncias constituintes da cartilagem de tubarão, fazem parte integrante do "Totum Organicum" e se forem isoladas, não se verificam as vantagens fisiológicas e terapêuticas, como em relação ás substâncias biológicas complexas. Isto explica-se por analogia ao "Totum Vegetal", que comprova as vantagens da utilização das plantas medicinais na sua totalidade.

O "Totum Vegetal" é o todo intracitoplasmático das células vegetais, isto é, tudo o que está dentro das células vegetais. O "Totum Vegetal" baseia-se em provas experimentais, obtidas por inúmeras experiências.

(Dada a extensão do texto, optou-se por não incluir a descrição das experiências realizadas, ainda que façam parte integrante do artigo original publicado no livro)

 

Descrição das Propriedades Terapêuticas

A cartilagem de tubarão foi estudada por diversas universidades e institutos e concluiu-se que possui determinadas propriedades terapêuticas.

Na cartilagem de tubarão, utiliza-se o todo, para se verificarem as propriedades terapêuticas. Isto explica-se devido ao Totum Organicum ser diferente da utilização de substâncias biológicas isoladas.

Estudos realizadis nos Estados Unidos da América, por diversos cientistas, demonstraram que os tubarões não sofrem de cancro, pois possuem um sistema imunitário muito forte, capaz de produzir anticorpos contra bactérias e vírus. Deste modo, concluiu-se que utilizando a cartilagem de tubarão, utilizam-se as propriedades terapêuticas inerentes á cartilagem de tubarão, que podem atuar de diversos modos.

Identificaram-se quatro macroproteínas não tóxicas, que são poderosas inibidoras da angiogénese (formação de novas redes capilares).

Apesar de todas as cartilagens fornecerem este fator inibidor da angiogénese, a cartilagem de tubarão consegue ser mil vezes mais potente.

Através deste integrador dietético, aumentam-se os níveis de glicosaminoglicanos no organismo. Estas substâncias chegam ás membranas sinoviais das nossas articulações (que, com o envelhecimento, tendem a detiorar-se), como "blocos construtores" de cartilagem, regenerando-as e protegendo-as contra posteriores desgastes.

A tentativa de usar péptidos ou polipéptidos de pesos moleculares variados, existentes na cartilagem de tubarão e que se pensa ser responsável pela atividade biológica e terapêutica da mesma, quando testados, verificou-se não possuirem nehuma das atividades evidenciadas pelo totum biológico ou totum organicum, daí utilizar-se o todo da cartilagem de tubarão e não só substâncias biológicas isoladas.

A cartilagem de tubarão só possui efeito, em doses superiores a 5g / diários, apesar de que, a partir de doses superiores a 5g/dia,mpodem verificar-se efeitos negativos. A partir desse valor, a cartilagem de tubarão possui efeitos na diminuição da vascularização tumoral.

A cartilagem de tubarão posui efeitos terapêuticos terapÊuticos na artrite reumatóide (doença autoimune), pois dessensiliza o organismo dos indivíduos com essa patologia, inibindo também a formação de autoanticorpos.

Demonstrou-se que a cartilagem de tubarão impede o desenvolvimento de vasos sanguíneos, sendo importante na prevenção do cancro.

OS teste realizados in vitro, sobre a capacidade antiangiogénica da cartilagem de tubarão, evidenciaram a sua atuação a nível da inibição do crescimento das células endoteliais.

O mecanismo fisiológico de atuação da cartilagem de tubarão é que vai impedir o fornecimento sanguíneo, levando à diminuição tumoral.

A cartilagem de tubarão possui um tipo de proteínas que funciona como inibidor da angiogénese. Isto é, inibe a formação e desenvolvimento de novos vasos sanguíneos, que pode levar a uma necrose rápida, com diminuição tumoral. A cartilagem de tubarão parece não ter nehum efeito direto nos tumores, atuando pela simples interrupção de fornecimento sanguíneo e formação de vasos sanguíneos.

Outra vantagem na utilização da cartilagem de tubarão, é que pode ser admnistrada como terapêutica complementar, conjuntamente com a quimioterapia e radioterapia.

A utilização da cartlagem de tubarão na prevenção do cancro, é uma das vantagens, mas a sua atuação é mais eficaz em tipos específicos de cancros, tais como o cancro da mama, da próstata, do pâncreas, dacervical e sistema nervoso central; isto deve-se aop fato de serem tipos de carcinomas fortemente vascularizados, sendo potencialmente os melhores alvos para a terapia com cartilagem de tubarão.

No entanto, o cancro de Hodgkins e a leucemia são menos afetados pela terapêutica, porque raramemente é envolvida nova vascularização no seu desenvolvimento.

Diversos estudos experimentais evidenciaram diversos resultados positivos, na utilização da cartilagem de tubarão, em caos de patologias cutâneas (como por exemplo a psoríase), inflamação intestinal (recorrente da enterite), em casos de artrite (parecendo reduzir a inflamação e a dor).

O mecansimo de atuação da cartilagem de tubarão, explica-se pela sua ação anti.inflamatória muito eficaz, bem como, pela destruição dos diminutos e anormais vasos sanguíneos que se formam ao aparecer a artrite.

A cartilagem de tubarão é acomnselhada para diversas patologias osteo-artríticas, tais como a artrose, a artrite e osteoporose. É excelente no tratamento de artrites ósseas e reumáticas e enfermidades inflamatórias.

No caso da artrite, está indicada no controle da inflamação, permitindo o aporte do necessário, à recuperação da articulação, bem como o aumento da mobilidade. No caso da artrose, a cartilagem de tubarão contém tudo o que é necessário ao alívio da dor, permitindo recuperar a mobilidade.

Em relação à osteoporose, a cartyilagem de tubarão, aumenta a fixação do cálcio aos ossos e fornece-lhes a quantidade necessária para manter os níveis ótimos; por outro lado, possui fósforo, que é essencial para a formação e regeneração óssea, prevenção de problemas osteoartríticos, tornando as articulações mais funcionais, sendo importante na manutenção da saúde óssea e articular.

Diveros estudos efetuados em universidades e hospitais americanos e de outros paíse, concluíram que uma vez que a cartilagem de tubarão possui uma ação impeditiva da angiogénese, pode ser utilizada no tratamento de tumores malignos, Isto explica-se devido às quatro proteínas presentes na cartilagem de tubarão, que inibem a formação de novos capilares necessários ao crescimento de tumores; por outro lado, envolve outros processos de atuação, tais como, a inibição da divisão das células do sistema imunológico do paciente.

 

Advertências


Deve advertir-se que a cartilagem de tubarão não é adequada a todo o tipo de pacientes, tais como mulheres grávidas e crianças, mas especialmente não é indicada em indivíduos com pré-disposição para doenças cardícas, de acidentes vasculares e de acudentes vasculares cerebrais, particularmente com tendência para a formação de ateromas, pois a cartilagem de tubarão inibe a formação d evasos adjacentes ao ateroma. 

Também não deve ser admnistrada a cartilagem de tubarão em estados pós-operatóriops, porque é necessária uma vascularização que não pode ser inibida. Aos indivíduos que sofreram um ataque cardíaco recente, não deve ser prescrito a cartilagem de tubarão, pois existe uma necessidade enorme de reconstrução vascular.

 

Posologia


Ao serem tomadas as cápulas ou extrato na dose aconselhada, vão aparecendo os resultados e progressivamente dá-se a redução da dor e o aumento da mobilidade. Deve passar-se a uma dose de manutenção se o terapeuta assim o achar, adequando-se a cada situação específica (casuística).

A aplicação da cartilagem de tubarão nos tumores malignos, implica doses mais elevadas, devendo estas ser aumentadas no caso do tumor começar a crescer novamente.

A cartilagem de tubarão pode ser admnistrada em asociação com outros integradores dietéticos / suplementos nutricionais, potencializando a sua ação.

 

 

O conteúdo deste site encontra-se protegido por Direitos de Autor.

Todos os trabalhos estão registados no IGAC

- Direcção Geral das Actividades Culturais -

É proibida a reprodução, parcial ou total, sem menção da autoria ou proveniência. 



 

Alternative flash content

Requirements

Get Adobe Flash player